o que é o coaching

O coaching é uma parceria que se estabelece entre o cliente, pessoa ou empresa, e o coach, com o objetivo de o fazer avançar. É um processo de reflexão e de criatividade, para incentivar as pessoas a maximizar o seu potencial tanto pessoal como profissional e, as empresas, a desenvolver as suas equipas ou grupos.

O modelo de intervenção da coaching-pt (Coaching Portugal) nas empresas assenta em programas de coaching profissionais completos e desenhados por etapas que incluem o diagnóstico e uma abordagem customizada que integra líderes, equipas e grupos.

No coaching pessoal, olhar para a sua vida e perceber o que quer melhorar ou o que quer mudar é uma decisão de cada um. Pode fazer o caminho num processo de coaching, com um profissional que o acompanhará nas suas tomadas de decisão e na descoberta daquilo que quer para si.

No coaching empresarial, os responsáveis da empresa tomam a decisão de apostar no desenvolvimento das equipas, investindo na melhoria do seu desempenho.

O coaching pode proporcionar a motivação, por exemplo, em questões de reflexão profunda e cuidada sobre a performance tanto a nível pessoal como a nível empresarial.

A equipa da coaching-pt segue a definição de coaching da ICF – International Coaching Federation (www.coachingfederation.org), a maior organização de coaching do mundo.

tipos de coaching

Existem diversos tipos de coaching que são desenvolvidos consoante os projetos são feitos para particulares ou para empresas.

A nível particular, com as pessoas individualmente é denominado coaching pessoal.

Ao nível das empresas e organizações, denomina-se coaching empresarial. E aqui os projetos podem abranger diversas áreas como – coaching de líderes, coaching de equipas e coaching de grupos consoante o universo de participantes envolvidos.

coaching pessoal

coaching pessoal é um processo de desenvolvimento que amplia níveis de consciência e possibilidades de ação. A pessoa que procura um coach trabalhará os seus níveis de motivação para atingir objetivos e criará o seu plano de ação para a concretização dos mesmos.

A parceria entre o cliente e o coach garante a confidencialidade e é centrada no pedido do cliente para atingir os resultados que procura. Os processos têm duração variável consoante o tema apresentado e o contrato estabelecido.

Normalmente, os processos de coaching pessoal têm entre 5 a 10 sessões e, a duração das mesmas, pode ser de 30, 45 ou 60 minutos com periodicidade semanal ou quinzenal. Há sempre a possibilidade de ajustar em função do trabalho que vai sendo desenvolvido e da proposta acordada entre o coach e o cliente.

A sessão zero é um primeiro encontro entre o cliente e o coach. Este é o lugar para esclarecer todas as dúvidas e apresentar o seu pedido, sem compromisso e gratuitamente.

Os temas de coaching pessoal são da mais variada ordem. Face ao pedido do cliente, podem surgir temas relativos à sua vida pessoal como: organização, produtividade, assertividade, escolha de caminho pessoal ou profissional, autoconfiança, procrastinação, propósito de vida, gestão de emoções, gestão de conflitos, autoestima, autoconceito, início de negócio próprio, entre outros.

 

Um tema muito recorrente nos processos de coaching pessoal é a carreira ou atividade profissional da pessoa. Daí ser comummente denominado coaching profissional ou de carreira aos processos de coaching que se focam especificamente na criação de um espaço de reflexão para a clarificação sobre o momento profissional que a pessoa está a viver, o que significa e qual a sua visão para a sua vida ativa a curto, médio e longo prazo. O objetivo é a definição dos próximos passos para encurtar a diferença entre o que está a acontecer e o que gostaria que acontecesse na sua vida profissional.

coaching empresarial

No coaching empresarial, existem várias abordagens de trabalho: coaching para líderes, para equipas e para grupos.

Trabalham-se competências de liderança, de trabalho e motivação em equipa e, ainda, o desenvolvimento de capacidades de colaboradores em grupo dentro da empresa.

São exemplos, o maior conhecimento de si, a autoconfiança, a inteligência emocional e a capacidade de liderança e de gestão dos líderes com as suas equipas.

Os programas de coaching em empresas têm como objetivo o sentimento de realização e de valorização de todos os colaboradores, bem como, o aumento da satisfação e da produtividade de forma a contribuir para o aumento dos resultados da empresa.

A coaching-pt (Coaching Portugal) desenvolve tanto os diversos tipos de coaching de forma isolada como programas integrados que envolvem coaching para líderes, para grupos e para equipas.

coaching de líderes

O Coaching, dentro das empresas, pode surgir e ser útil em várias fases de desenvolvimento de carreira de um líder ou de um colaborador que assume diferentes posições de liderança, por exemplo, quando lidera uma equipa primeira vez; quando a responsabilidade do número de pessoas a seu cargo se altera; quando integra novas áreas de intervenção; quando muda de geografia e cultura empresarial; quando lidera equipas multiculturais ou internacionais; quando sobe na hierarquia; quando, há muito, se mantém na mesma posição de liderança e necessita de um novo olhar.

coaching de líderes é um espaço de reflexão individual que tem como objetivo proporcionar ao líder a capacidade de gestão de si mesmo e das suas equipas de forma a potenciar um elevado nível de performance pessoal e profissional.

Os temas mais recorrentes nos processos de coaching de líderes são: autoconfiança, atitude, gestão de emoções, escuta, gestão de conflitos, estilo de liderança, comunicação, visão, estratégia, motivação, empoderamento, autonomia das equipas, gestão de tempo e de prioridades.

É estabelecida uma parceria entre o coach, o cliente e a empresa com base num acordo tripartido que assegura e respeita a vontade do cliente e da organização. O tema é definido em conjunto assegurando a confidencialidade do conteúdo das sessões. Os programas de coaching com executivos têm duração variável consoante o tema definido e são acordados em parceria com as entidades envolvidas. As sessões podem ter a duração de 30, 45 ou 60 minutos, com periodicidade quinzenal, mensal, bimestral.

coaching de equipas

coaching de equipas destina-se a empresas e organizações que têm um plano para o desenvolvimento das suas equipas de forma a promover a integração dos fatores humanos, sociais e económicos.

É vital para que o trabalho em equipa se eleve a um superior desempenho, a criação de espaços de reflexão acompanhada por profissionais certificados.

Com regras definidas e contrato de confidencialidade, o coaching de equipas possibilita o crescimento em conjunto, de forma a atingir os objetivos comuns que, a empresa, considera importantes para os resultados coletivos.

As áreas de foco dos processos de coaching de equipas são: comunicação, relacionamento humano, organização, divisão de tarefas, planeamento, motivação, gestão de conflitos.

A equipa da coaching-pt desenvolve programas de coaching contínuos e faseados no tempo, que incluem diagnóstico, definição de objetivos e sessões de coaching com os líderes e as suas equipas.

Os programas de coaching de equipas adequam-se tanto a empresas de pequena como de grande dimensão. É possível dar início a um processo através de projetos piloto que se vão alargando a todas as equipas, dentro de uma mesma empresa.

A duração de um programa de coaching para uma equipa é muito variável podendo ir de 3 meses a um ano. As sessões de coaching em equipa têm uma duração média de 90 minutos e a periodicidade pode ser quinzenal ou mensal. Entre sessões, os elementos da equipa são desafiados a experimentar, no quotidiano da empresa, o que foi refletido e partilhado nas sessões de coaching.

coaching de grupos

coaching de grupos é uma prática de reflexão e ação dirigidas a um grupo de pessoas que trazem temas comuns. A troca de experiências e conhecimento entre os envolvidos nesta atividade, mediada por um coach, proporciona o desenvolvimento humano e social entre os participantes.

No contexto empresarial, os grupos são constituídos por colegas do mesmo nível profissional, por exemplo, por um grupo de gestores de projeto ou por um grupo de diretores, entre outros.

O arranque do programa de coaching de grupo tem início através da definição, por parte dos responsáveis da empresa, das competências que pretendem ver evoluir num grupo de pessoas que desempenham o mesmo tipo de função.

Ao proporcionar momentos de partilha entre pares, alcançam-se os seguintes benefícios: sentimento de pertença a um grupo, visão de conjunto, networking, solidariedade, interajuda, aumento de confiança.

Os programas de coaching de grupo estendem-se, normalmente, entre três meses a um ano.

A duração das sessões de coaching em grupo é de, em média, 90 minutos e a periodicidade pode ser mensal ou bimestral. O trabalho de coaching permanece entre sessões com os participantes do grupo a recolherem experiência para posterior partilha.

para quem

O coaching é para todas as pessoas e organizações que querem refletir sobre si. Sobre a sua forma de ser, estar e avançar.

para quê

O coaching é um processo de reflexão e ação. Para escolher, para mudar, para melhorar, para tomar consciência, para ficar no mesmo lugar com uma nova atitude, para crescer, para continuar, para atingir objetivos.