Coaching executivo é, segundo a definição da ICF- International Coaching Federation, “uma parceria com os clientes num processo criativo e desafiador do pensamento que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional”. O Coaching executivo é orientado para os resultados do desempenho profissional dentro de uma organização. No entanto, o desenvolvimento pessoal também está inerente ao processo porque as duas áreas são indissociáveis.

O Coaching executivo é orientado para os resultados do desempenho profissional dentro de uma organização.

Para iniciar um projeto de coaching executivo dentro de uma empresa ou organização, tem de ser feito um contrato tripartido entre o coach, o “patrocinador” – responsável da empresa que contrata o serviço (normalmente, direção-geral, direção de RH, direção do colaborador) – e o colaborador. A empresa define o âmbito de atuação do processo de coaching, ou seja, que competências pretende que o colaborador desenvolva e o colaborador aceita, define um objetivo e compromete-se com o caminho a percorrer para alcançar o resultado num espaço de tempo definido.

A razão para a intervenção de um coach profissional dentro de uma organização junto de responsáveis da empresa podem ser vários: como o desenvolvimento de competências; o desenvolvimento de líderes; o desenvolvimento de colaboradores de alto potencial; a gestão de carreiras; resolução de problemas no desempenho profissional; dúvidas de executivos de topo; líderes e Gestores que enfrentam novos desafios.

São também diversas as competências dos executivos que podem ser desenvolvidas com o acompanhamento de um coach profissional: como a melhoria da gestão de tempo; a gestão de stress; a capacidade de liderança; a gestão de pessoas; a gestão de projetos; a delegação de poder; a gestão de desempenho; a melhoria na qualidade de comunicação e melhorias na área comportamental.

Razões mais do que suficientes para contactar um profissional e agendar uma primeira reunião.

Maria João Martins

Leave a Reply